data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
A costureira Ligia Neves Quartieri nasceu em Santa Maria e foi criada junto a nove irmãos. Ela morava no Bairro Perpétuo Socorro, na região norte da cidade.
No Coração do Rio Grande, ela conheceu o marido, o ferroviário Elci Quartieri, falecido há um ano, com quem foi casada por 60 anos. Ligia teve três filhos, Rosimari Quartieri Nascimento, 60 anos, Cleuber Neves Quartieri, 59, e Daniela Quartieri Simões Pires, 44. Deles, vieram os oito netos e uma bisneta.
A filha Daniela conta que a mãe trouxe renda extra para a família a partir dos caprichosos trabalhos que fazia como costureira. Quando não estava trabalhando, a profissional adorava viajar para visitar os irmãos, com os quais tinha uma ótima relação. Ligia também era apaixonada por conhecer lugares novos.
De acordo com Daniela, a mãe tinha como prioridade manter a harmonia entre os amigos e familiares:
- Ela transferiu os melhores ensinamentos possíveis para nós. Seja conversando ou por meio de atitudes, a mãe nos passou exemplo de honestidade, perseverança, paciência, amor e humildade. Ela viveu para a família.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: arquivo pessoal
Ligia foi muito presente na criação dos netos. Foi assim com Matheus. Ele lembra que a matriarca lhe deu educação e foi uma grande amiga:
- Ela deixou um legado de honestidade e generosidade. A vó era extremamente educada, carinhosa e amorosa.
Cláudia Maria Silva de Assis foi cuidadora de Ligia. Ela conta que aprendia muito na convivência com a idosa:
- A vovó Ligia era sensível. O que eu mais admirava nela era a fé em Deus e a força de vontade em ajudar a todos que precisassem dela. Outro fato que me chamava muito atenção era a paixão que ela tinha pelo marido. Quando falava dele, os olhos dela brilhavam e, antes de levantar da cama, ela sempre olhava para o lado em que o senhor Elci se deitava.
Ligia Neves Quartieri morreu em 6 de julho de 2019, devido a complicações causadas pelo diabetes. Ela foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Santa Rita.
Falecimentos em Santa Maria e região
Funerária Cauzzo
12/9
- Maria Elizabeth Braga, aos 65 anos, sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal
13/9
- Jose Martins de Oliveira, aos 87 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal
14/9
- Luiz Norberto Roese, aos 45 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal
17/9
- Alceu Cassenotte dos Santos, aos 50 anos, sepultado no Cemitério Municipal de São Martinho da Serra